Biossíntese é uma Psicologia Pré e Perinatal, uma Psicoterapia Somática, Psicodinâmica e Transpessoal
“A Biossíntese, como uma terapia do futuro, trabalha com o princípio do desdobramento do potencial latente, no qual os recursos da pessoa são fortalecidos e os problemas tornam-se menores.
Há 30 anos a Biossíntese desenvolve um modelo de integração do corpo, mente e espírito.
Pesquisas científicas em Neurobiologia, em Psico-neuro-imunologia e em Medicina Energética agora apóiam essa integração de diferentes formas.
A cura (healing) em Biossíntese se torna uma ponte vital entre a essência e a existência, alma e soma, grounding interno e externo.”
David Boadella
Abordagem criada pelo psicoterapeuta inglês David Boadella nos últimos 50 anos a partir de raízes somáticas, psicodinâmicas e transpessoais, tendo como base a vegetoterapia de Wilhelm Reich. Após o rico encontro com Silvia Boadella, David aprofundou e desenvolveu o modelo básico da embriologia, culminando com a criação da mandala dos campos da vida que integra e expressa grande parte da sua teoria. Silvia trouxe importantes contribuições baseadas na sua experiencia com o Healing e a dança Butoh.
A palavra Biossíntese significa integração da vida e se refere a processos específicos de auto-formação que orientam o crescimento orgânico e o desenvolvimento pessoal e espiritual.
O conceito central da Biossíntese é a existência de três correntes energéticas fundamentais no corpo associadas às três camadas de células germinativas no embrião (ectoderma, mesoderma e endoderma), a partir das quais se formam os diferentes órgãos. Estas correntes energéticas se expressam:
- como fluxos de movimento
- como fluxos de percepções, pensamentos e imagens
- como fluxos da vida emocional no centro do corpo, através do sistema vegetativo.
Em um estado saudável, todo este processo acontece de forma harmoniosa. Tensões e traumas vividos na vida intra-uterina e pós-uterina impedem a integração destas três correntes e seu livre fluxo, provocando a emergência do distúrbio.
Em Biossíntese, utilizamos como base esses princípios da embriologia funcional, integrando e coordenando padrões de respiração, tônus muscular e expressão emocional, conectando assim três áreas fundamentais das nossas vicissitudes humanas: nossa existência somática, nossa experiência psicológica e nossa essência fundamental.
Uma das partes básicas da mandala da Biossíntese são os movimentos, vistos como formas ondulantes da respiração para liberar intencionalidades latentes e estimular novas corporificações da psique, denominadas posturas da alma.
Dá ênfase às qualidades do cliente, assim como à função da ressonância, da presença orgânica e do encontro terapêutico. O princípio bioespiritual da Biossíntese enfatiza o aspecto da compaixão pelo outro, fundamentada num contato claro, transparência, sintonia e ressonância.
É uma terapia de processo que busca atualizar a expressão única do indivíduo e o espectro de vários caminhos de evolução, reconhecendo a multi-dimensionalidade do ser humano.