O Centro de Biossíntese de Bahia vem desenvolvendo, desde 2004. Um Projeto Social que tem como objetivos principais:
- Oferecer aos alunos do Curso de Formação em Biossíntese um espaço de atendimento em psicoterapia, para população de baixa renda, residente em bairros periférico da Cidade de Salvador.
- Possibilitar aos integrantes do Projeto, um espaço de supervisão de casos clínicos, acompanhado de estudo e discussão de textos teóricos.
- Possibilitar o enriquecimento dos conceitos básicos da Biossíntese, através da sua aplicação em realidades sociais adversas.
- Oferecer a comunidades carentes, recursos que possam contribuir para um maior conhecimento de si mesmo, favorecendo uma integração entre os vários aspectos da sua vida.
De 2004 até 2014, o Centro de Biossíntese desenvolveu um trabalho de atendimento a escolas comunitárias, oferecendo atendimento psicoterapêutico aos alunos e desenvolvendo com os professores trabalhos vivenciais, estudos teóricos visando o auto conhecimento e a construção de um novo olhar para o seu trabalho com os alunos. Esse trabalho foi desenvolvido em parceria com a Congregação Ancilas do Menino Jesus de origem italiana.
A partir dessa experiência o Centro de Biossíntese firmou um novo convênio – 2018 – com o Projeto NEOJIBÁ ( vinculado a Secretaria de Justiça do Estado da Bahia). Através do Setor de Desenvolvimento Social.
Mantendo os mesmos objetivos traçados inicialmente, hoje o Centro de Biossíntese atende uma clientela de aproximadamente 30 adolescentes e jovens, com o apoio de 12 terapeutas. Essa clientela integra as Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, sendo a maioria de nível sócio econômico baixo.